Rodrigo RussoRodrigo Russo http://rodrigorusso.blogfolha.uol.com.br Política, economia e cultura na Europa Mon, 18 Nov 2013 13:32:31 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=4.7.2 No fim, meu muito obrigado http://rodrigorusso.blogfolha.uol.com.br/2012/11/30/no-fim-meu-muito-obrigado/ http://rodrigorusso.blogfolha.uol.com.br/2012/11/30/no-fim-meu-muito-obrigado/#respond Fri, 30 Nov 2012 19:13:51 +0000 http://rodrigorusso.blogfolha.uol.com.br/?p=277 Continue lendo →]]> Chega ao fim, hoje, meu período como correspondente do jornal em Londres. Por essa razão, este blog também se encerra. O novo correspondente, Bernardo Mello Franco, que assume na segunda-feira, em breve deve inaugurar o seu espaço.

Gostaria de agradecer a todos os leitores, amigos e profissionais que fizeram parte desses 11 meses em que trabalhei fora do país. A experiência foi muito enriquecedora, em todos os sentidos.

Hoje, para começar a me despedir, comprei um livro de história oral de Londres, “Londoners”, com relatos de pessoas que amam, odeiam, moram ou deixaram a cidade, escrito por Craig Taylor.

“What is the city but the people?”, diz Shakespeare em “Coriolano”, na primeira frase citada por Taylor em sua obra.

Assim, só me resta agradecer a todos os amigos que moraram e/ou que passaram pela cidade no mesmo período em que estive aqui e que fizeram de Londres um lugar repleto de boas recordações. 

 

]]>
0
A história do mundo - o Rio é o próximo capítulo http://rodrigorusso.blogfolha.uol.com.br/2012/11/14/a-historia-do-mundo-o-rio-e-o-proximo-capitulo/ http://rodrigorusso.blogfolha.uol.com.br/2012/11/14/a-historia-do-mundo-o-rio-e-o-proximo-capitulo/#respond Wed, 14 Nov 2012 20:55:19 +0000 http://rodrigorusso.blogfolha.uol.com.br/?p=274 Continue lendo →]]> Na semana passada, a BBC (que, apesar da crise com programas jornalísticos, segue tendo outras atrações bem interessantes) exibiu o último capítulo de sua série “A História do Mundo”, apresentada por Andrew Marr.

Marr é um jornalista muito popular no Reino Unido: ele costuma sempre fazer boas investigações, encontrar bons personagens e, principalmente, costura bem os acontecimentos.

Pois bem. O cenário para os últimos minutos da série (que foi lançada com livro de mesmo nome) foi o Rio de Janeiro, visto do alto de uma de suas favelas.

A razão? “Se, e esse é um enorme se”, dizia Marr, “o modelo brasileiro de crescimento econômico conseguir conciliar o desenvolvimento social das milhares de famílias que hoje vivem em condições precárias, talvez o mundo tenha uma alternativa viável para os próximos anos”.

 

]]>
0
Nas eleições americanas de 2008... http://rodrigorusso.blogfolha.uol.com.br/2012/11/05/nas-eleicoes-americanas-de-2008/ http://rodrigorusso.blogfolha.uol.com.br/2012/11/05/nas-eleicoes-americanas-de-2008/#comments Mon, 05 Nov 2012 22:47:46 +0000 http://rodrigorusso.blogfolha.uol.com.br/?p=271 Continue lendo →]]> Há quatro anos, na disputa eleitoral de terça-feira que consagrou Barack Obama presidente dos Estados Unidos, eu estava em Raleigh, capital da Carolina do Norte – um dos Estados decisivos na votação.

À época, tinha 22 anos, cursando o segundo ano de jornalismo e o último da faculdade de direito, e li que a Embaixada dos EUA promovia uma seleção para estudantes de jornalismo, ciência política e relações internacionais que desejassem acompanhar in loco a eleição no país. Decidi tentar.

Ao lado de outros 19 participantes, de todas as regiões do país, fui um dos selecionados para o programa, que contou com aulas na North Carolina State University e com uma visita a Washington logo após a eleição, na quarta-feira. Consegui no aeroporto a última cópia do “New York Times” sobre a vitória de Obama, que guardo de lembrança.

Ainda me lembro bem de quando o responsável pelo grupo nos avisou no fim de outubro que, muito provavelmente, Barack Obama faria um discurso de campanha na cidade – a seis dias das eleições. Todos ficamos entusiasmados, e o clima no lugar em que Obama falou era o de esperança em dias melhores, em uma “mudança na qual podemos acreditar”.

Dois dias depois, a campanha republicana mandou Sarah Palin ao Estado, em um lugar fechado, com filas também enormes para entrar, mas cuja maior recordação que tenho são os cartazes de “don’t spread the wealth” (não espalhe a riqueza) de diversos participantes.

Obama levou a Carolina do Norte, no fim das contas, por uma ínfima vantagem. Um democrata não conquistava a vitória no Estado, que garante 15 votos no Colégio Eleitoral, desde 1976.

Eu levei, além da experiência e do aprendizado, 19 grandes amigos, que dificilmente conheceria se não estivéssemos juntos nesse programa.

]]>
2
Escândalo político no Reino Unido http://rodrigorusso.blogfolha.uol.com.br/2012/11/02/escandalo-politico-no-reino-unido/ http://rodrigorusso.blogfolha.uol.com.br/2012/11/02/escandalo-politico-no-reino-unido/#respond Fri, 02 Nov 2012 19:57:53 +0000 http://rodrigorusso.blogfolha.uol.com.br/?p=269 Continue lendo →]]> Depois de uma semana dura para o primeiro-ministro David Cameron, que viu integrantes do Partido Conservador votarem junto de trabalhistas quanto à redução do Orçamento da União Europeia, um pouco de alívio -uma notícia ruim para a legenda adversária.

Denis MacShane, parlamentar desde 1994 e que integrou o gabinete do premiê Tony Blair, tinha apresentado 19 contas falsas relativas a despesas com seu trabalho, segundo apurou um comitê parlamentar de fiscalização.

O órgão disse que esse era o caso mais grave que já detectou e recomendou que MacShane se afastasse de sua cadeira por um ano, mas o Partido Trabalhista, cioso da repercussão, rapidamente expulsou o político de seus quadros.

Sem querer ser daquele tipo que só vê coisas boas no exterior e defeitos no Brasil, alguém vê alguma possibilidade de que nossa política chegue a esse grau de compromisso com a ética?

]]>
0
ATP Finals em Londres - propaganda enganosa http://rodrigorusso.blogfolha.uol.com.br/2012/10/31/atp-finals-em-londres-propaganda-enganosa/ http://rodrigorusso.blogfolha.uol.com.br/2012/10/31/atp-finals-em-londres-propaganda-enganosa/#respond Wed, 31 Oct 2012 16:30:46 +0000 http://rodrigorusso.blogfolha.uol.com.br/?p=265 Continue lendo →]]> Em geral, a publicidade nas estações de metrô de Londres é uma ótima forma de descobrir novidades na cena cultural e esportiva da cidade.

Exposições, filmes, livros e peças de teatro convivem com cartazes dos musicais do West End e promessas de remédios e marcas de bebida.

Mas o cartaz que chama a atenção para o ATP Finals, disputa final do circuito de tênis, na semana que vem, faz propaganda enganosa.

Ao prometer os melhores da temporada na cidade, os organizadores ilustram a mensagem com fotos de Roger Federer, atual campeão, Novak Djokovic, Andy Murray e… Rafael Nadal?

Sim. Mesmo tendo anunciado há algum tempo que só voltará ao circuito em janeiro, por conta de uma lesão, o espanhol continua sendo usado como chamariz para o evento.

Não me parece correto que isso aconteça – até porque havia muito tempo para a produção do material publicitário… uma bola fora do torneio antes mesmo de seu início.

]]>
0
Mais um nome para o estádio de Wembley? http://rodrigorusso.blogfolha.uol.com.br/2012/10/29/mais-um-nome-para-o-estadio-de-wembley/ http://rodrigorusso.blogfolha.uol.com.br/2012/10/29/mais-um-nome-para-o-estadio-de-wembley/#respond Mon, 29 Oct 2012 17:52:39 +0000 http://rodrigorusso.blogfolha.uol.com.br/?p=263 Continue lendo →]]> Li recentemente a notícia de que o tradicional estádio de Wembley, em Londres, está considerando buscar novas formas de patrocínios. Usado em jogos da seleção inglesa, em finais da segunda divisão e em diversos eventos (como o jogo de futebol americano ontem) e shows, o estádio procura uma marca que queira se associar à sua.

Aqui mesmo na cidade já há o Emirates Stadium, nome do estádio do Arsenal, a 02 Arena e outros ilustrando a força dos “naming rights”, uma fonte adicional e importante de renda em tempos de crise.

Wembley quer seguir esse caminho e explorar a possibilidade de ter uma marca em seu nome. A boa notícia disso é que a administração do estádio descarta -por enquanto, pelo menos- a hipótese de deixar o nome original.

Assim, quem estiver disposto a investir, terá de aceitar que a nomenclatura do estádio faça companhia à da marca – algo como Coca-Cola Wembley ou Wembley Pepsi, por exemplo. O risco é de que ninguém preste atenção ao patrocínio e siga chamando o estádio pelo nome original. Em tempos de crise, será que alguém arrisca?

]]>
0
Invasão americana em Londres http://rodrigorusso.blogfolha.uol.com.br/2012/10/26/invasao-americana-em-londres/ http://rodrigorusso.blogfolha.uol.com.br/2012/10/26/invasao-americana-em-londres/#respond Fri, 26 Oct 2012 17:09:19 +0000 http://rodrigorusso.blogfolha.uol.com.br/?p=260 Continue lendo →]]> O país do futebol, do rúgbi e do críquete se transformará, neste fim de semana, em palco de um jogo de … futebol americano?

Isso mesmo. No domingo, no tradicional estádio de Wembley, em Londres, dois times da NFL, liga dos EUA de futebol americano, promoverão uma partida do esporte com ingressos disputadíssimos (e caros, mas os preços também são altos para a temporada de futebol).

O New England Patriots, time do quarterback Tom Brady (aka o marido de Gisele Bundchen), enfrentará o St. Louis Rams. Os Patriots já haviam disputado um jogo na cidade, em 2009, quando venceram o Tampa Bay Bucaneers.

Hoje, os times já estavam engajados em ações promocionais na cidade -e a própria partida já é uma forma de tornar o jogo mais internacional. Uma série de cheerleaders e um mascote dos Patriots estavam hoje na hora do almoço em frente à sede da Prefeitura de Londres para fotos com fãs. Diversos americanos com camisas do time estavam na região para acompanhar o evento. 

Mesmo se o jogo não for bom, já terá cumprido seu papel publicitário – Londres receberá jogos da NFL até 2016, ao menos.

]]>
0
A dívida da zona do euro http://rodrigorusso.blogfolha.uol.com.br/2012/10/24/a-divida-da-zona-do-euro/ http://rodrigorusso.blogfolha.uol.com.br/2012/10/24/a-divida-da-zona-do-euro/#respond Wed, 24 Oct 2012 20:16:40 +0000 http://rodrigorusso.blogfolha.uol.com.br/?p=257 Continue lendo →]]> A agência oficial de estatísticas da União Europeia divulgou ontem que a dívida pública na zona do euro equivalia a 90% do PIB (Produto Interno Bruto) no segundo trimestre deste ano, aumentando em relação aos primeiros três meses de 2011, quando estava em 88,2%.

Em relação ao fim do segundo trimestre de 2011, a dívida aumentou ainda mais, pois era de 87,1% na época.

Isso mostra, na prática, como será difícil que os países europeus cheguem à meta que acertaram no início do ano no “pacto fiscal”, que era de dívida pública de no máximo 60% do PIB.

A Alemanha, principal defensora da austeridade fiscal no continente e articuladora do tratado, também está mais endividada. De 81,1% do PIB no ano passado, sua dívida pública chegou a 82,8% do PIB neste segundo trimestre.

Os países com maior relação dívida/PIB são Grécia (150,3% ), Itália (126,1%), Portugal (117,5%) e Irlanda (111,5%). Desses, apenas a Itália não se submeteu ainda a um pacote de socorro financeiro das autoridades europeias, embora esteja sempre sujeita a juros altos dos investidores internacionais.

]]>
0
Um grego para receber o Nobel da Paz http://rodrigorusso.blogfolha.uol.com.br/2012/10/16/um-grego-para-receber-o-nobel-da-paz/ http://rodrigorusso.blogfolha.uol.com.br/2012/10/16/um-grego-para-receber-o-nobel-da-paz/#respond Tue, 16 Oct 2012 19:05:27 +0000 http://rodrigorusso.blogfolha.uol.com.br/?p=253 Continue lendo →]]> Como foi anunciado no fim da semana passada, a União Europeia foi a vencedora do Prêmio Nobel da Paz de 2012.

O bloco ganhou a prestigiosa honraria no momento em que atravessa uma grave crise econômica e em que as ruas voltam a ser palco de grandes protestos, como na Espanha, na Grécia, em Portugal e até mesmo na França.

O comitê responsável pelo prêmio destacou a importância da União Europeia para evitar novas guerras entre França e Alemanha, as duas maiores potências econômicas da região. Mas a crise está pegando mesmo na Grécia, cuja saída da zona do euro é sempre vista como uma possibilidade por consultorias e pelas próprias autoridades europeias.

Por isso, fica aqui uma sugestão: no dia 10 de dezembro, na entrega do prêmio, a União Europeia deveria escolher alguma liderança grega de prestígio para receber o Nobel da Paz. Isso seria um forte sinal de que ninguém brinca ao dizer que a Grécia é parte do futuro do bloco e que, apesar da crise econômica atual, conta com a confiança de seus pares.

Parece, contudo, que as autoridades europeias têm outras opções em mente. O jornal britânico “Guardian”  já publicou que uma escolha provável é o alemão Helmut Kohl, e que o único porém é seu frágil estado de saúde.

]]>
0
Pequeno manual para protestos em Portugal http://rodrigorusso.blogfolha.uol.com.br/2012/10/05/pequeno-manual-para-protestos-em-portugal/ http://rodrigorusso.blogfolha.uol.com.br/2012/10/05/pequeno-manual-para-protestos-em-portugal/#comments Fri, 05 Oct 2012 19:36:57 +0000 http://rodrigorusso.blogfolha.uol.com.br/?p=250 Continue lendo →]]> LISBOA – A Folha publicou hoje reportagem em que conto um pouco do que aconteceu ontem no fim da tarde em Lisboa, quando dezenas de pessoas protestaram em frente à residência do primeiro-ministro, Passos Coelho, contra as novas medidas de austeridade.

Por uma hora, antes de os líderes sindicais da CGTP (Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses) discursarem, duas mulheres se revezaram ao microfone entoando diversos “gritos de guerra”, impressos em uma folha de papel que carregavam nas mãos.

Não há fim para os coros de protesto. Deixo abaixo uma seleção do que foi dito pelos insatisfeitos portugueses.

–  O custo de vida aumenta, o povo não aguenta

– É só furtar e roubar, FMI, vai trabalhar

– Assim não vai dar, sempre os mesmos a pagar

– Faz falta a Portugal, taxar o capital

– O memorando é um roubo, quem paga é o povo

– Passos, aprende, o povo não se rende

– O ataque é brutal, a greve é geral

– Quanto mais calados, mais roubados

– Passos, para de roubar e põe-te a andar

– A direita a governar, e o povo a imigrar

– FMI, fora daqui (a mais óbvia e batida)

– É preciso, é urgente, correr com esta gente

– O pacto de agressão só aumenta a exploração

– Contra o capital, soberania nacional

– Governo de ladrões, a serviço dos patrões

– Abril, de novo, com a força do povo

– Abaixo a austeridade, viva a liberdade

– A luta continua, nas empresas e na rua

– Contra exploração, a luta é a solução

– É preciso que isto mude, trabalho para a juventude

– Quem luta sempre alcança, queremos a mudança

Qual deles é seu favorito?

]]>
3