Um grego para receber o Nobel da Paz
16/10/12 16:05Como foi anunciado no fim da semana passada, a União Europeia foi a vencedora do Prêmio Nobel da Paz de 2012.
O bloco ganhou a prestigiosa honraria no momento em que atravessa uma grave crise econômica e em que as ruas voltam a ser palco de grandes protestos, como na Espanha, na Grécia, em Portugal e até mesmo na França.
O comitê responsável pelo prêmio destacou a importância da União Europeia para evitar novas guerras entre França e Alemanha, as duas maiores potências econômicas da região. Mas a crise está pegando mesmo na Grécia, cuja saída da zona do euro é sempre vista como uma possibilidade por consultorias e pelas próprias autoridades europeias.
Por isso, fica aqui uma sugestão: no dia 10 de dezembro, na entrega do prêmio, a União Europeia deveria escolher alguma liderança grega de prestígio para receber o Nobel da Paz. Isso seria um forte sinal de que ninguém brinca ao dizer que a Grécia é parte do futuro do bloco e que, apesar da crise econômica atual, conta com a confiança de seus pares.
Parece, contudo, que as autoridades europeias têm outras opções em mente. O jornal britânico “Guardian” já publicou que uma escolha provável é o alemão Helmut Kohl, e que o único porém é seu frágil estado de saúde.