Senso de dever
24/09/12 17:57Nessa discussão sobre as fotos de topless de Kate Middleton, a mulher do príncipe William, a imprensa britânica se comportou como quem deve alguma coisa -o que é verdade, se considerarmos que não publicou as fotos e que está sob investigação de uma comissão por conta de suas práticas e parâmetros às vezes (muitas vezes) questionáveis, especialmente nos tabloides.
Mas, antes desse debate interminável sobre direito à privacidade ou liberdade de expressão, o melhor comentário que vi sobre o tema (e é uma pena que não tenha me lembrado do nome do autor) veio em uma espécie de mesa-redonda na BBC News que perguntava se os jornais deveriam ter publicado a foto.
Um dos participantes respondeu que os jornais agiram corretamente, que não havia interesse público nas fotos, mas questionou o comportamento de Kate Middleton.
Segundo ele, em comparação com a qual concordo, nunca houve na história da rainha Elizabeth 2, há 60 anos no poder, qualquer escândalo envolvendo sua vida pessoal. Por qual razão? Porque ela tem noção de seu dever, sabe que precisa preservar sua imagem para governar.
É claro que as condições eram outras, não havia a mesma velocidade, mas Elizabeth governa desde seus 25 anos e certamente se absteve de diversas vontades em prol de manter sua imagem sem polêmicas desnecessárias. A família real, por sua vez, não conseguiu seguir esse exemplo até o momento.