Ataque discreto à imigração no Reino Unido
30/08/12 19:52Uma das notícias mais polêmicas do dia aqui em Londres, sem dúvida, foi a ação da Agência de Imigração do Reino Unido que cancelou a validade dos vistos estudantis emitidos pela London Metropolitan University.
Segundo a agência, uma série significativa de casos de alunos da instituição não cursava de fato as aulas e não tinha domínio básico do inglês, além de descumprir o prazo para saída do país.
A menos de um mês do novo ano letivo nas universidades britânicas, nenhum aluno estrangeiro aceito pela London Metropolitan terá o pedido de visto aprovado, a não ser que consiga transferência para outra instituição de ensino que esteja em situação regular para os trâmites de visto.
Os atuais alunos também correm risco de deportação depois de serem notificados individualmente sobre a situação da universidade.
O ministro da Imigração disse que a London Met representava uma “séria falha sistêmica” no controle da situação dos estudantes no Reino Unido, mas que não estava usando o episódio de forma política e que isso não seria estendido a outras universidades.
Sobre a extensão, não duvido do ministro. Mas desconfio de que, por mais que as autoridades neguem, o caso London Met serve para fins políticos, mostrando que o governo Cameron não será complacente com a imigração em tempos de crise econômica.