Londres e a Paraolimpíada
29/08/12 09:38Hoje à noite, mais uma vez o Estádio Olímpico de Londres será palco de uma festa para 80 mil pessoas, que verão a abertura dos Jogos Paraolímpicos de 2012.
Como reportagem em que colaborei com Jairo Marques na Folha de hoje mostra, a cidade está levando bastante a sério a disputa esportiva, que vai até dia 9 de setembro.
Os britânicos comemoram o fato de os Jogos Paralímpicos estarem voltando à sua primeira sede. A competição foi disputada pela primeira vez em 1948, nos Jogos de Stoke Mandeville, com soldados feridos durante a Segunda Guerra Mundial. Apenas em 1960 a disputa chegou ao formato de Paraolimpíada. A mascote paraolímpica leva o nome de Mandeville como forma de homenagem.
As redes de TV e a imprensa dão destaque constante ao assunto e perguntam se os Jogos mudarão a percepção geral da população sobre deficientes. O prefeito de Londres, Boris Johnson, disse que os cidadãos terão a mesma empolgação que tiveram com a Olimpíada.
Quando fui ao Parque Olímpico na segunda-feira, notei que a região estava mesmo lotada -mas só depois me lembrei de que a data era um feriado britânico, o que exige uma nova avaliação durante a competição.
Para mais tarde, fica a expectativa de que a rainha compareça à cerimônia, que contará com o célebre físico Stephen Hawking e com o ator Ian McKellen.