Até logo, Wimbledon
09/07/12 14:21Terminou ontem, com vitória do suíço Roger Federer, a edição 2012 do torneio de Wimbledon, um dos mais tradicionais do circuito de tênis mundial.
Federer venceu pela 17 vez um Grand Slam, em final disputada contra o britânico Andy Murray -o Reino Unido não tem um vencedor desde 1936, com Fred Perry.
Murray saiu na frente e venceu o primeiro set, mas perdeu os três seguintes. O destaque para mim foi o meio do terceiro set, em um game de serviço de Murray que durou quase 20 minutos (há sets que levam pouco mais do que isso, para se ter uma ideia) e que terminou com vitória de Roger.
Em três semanas, os tenistas voltam a jogar, desta vez no torneio de…. Wimbledon de novo?
Praticamente isso. A próxima disputa do circuito profissional é a Olimpíada de Londres, que oferece, além de pontos para o ranking, a rara medalha de ouro do esporte. Rafael Nadal foi o vencedor de Pequim-2008 (Federer ganhou a disputa em duplas, com Stanislas Wawrinka).
O Comitê Organizador dos Jogos de Londres, que não quis criar “elefantes brancos” na cidade, escolheu realizar a disputa olímpica de tênis nas instalações do All England Lawn Tennis Club, sede de Wimbledon.
Será muito bacana acompanhar novamente um torneio sobre a grama, cada vez mais rara no circuito, valendo ainda mais do que vitórias individuais ou de duplas. Além disso, Federer tem a maior chance de sua carreira de obter a conquista também na disputa individual, já que é especialista no piso.
Vale ficar de olho também em uma novidade histórica: no torneio olímpico, os jogadores poderão usar uniformes coloridos -em Wimbledon, apenas peças brancas são autorizadas.