Contagem regressiva para a Olimpíada
06/07/12 18:23Quando cheguei a Londres, em janeiro, quando os dias eram bem mais curtos e frios, achei que a cidade não estava em “clima olímpico” -ainda que eu não fosse capaz de definir exatamente o que seria isso.
Alguns conhecidos, com mais tempo de Reino Unido do que eu, disseram que a Olimpíada só contagiaria as pessoas e a própria cidade depois da chegada do verão – o que se mostrou verdade.
Hoje, a três semanas da cerimônia de abertura, Londres mostra em todos os lugares -desde os cartões-postais enfeitados com os anéis olímpicos até os adesivos indicativos de locais de competição no metrô- que o maior evento esportivo chegará à cidade pela terceira vez na história.
Londres já sediou os Jogos modernos em 1908 e em 1948. Desnecessário dizer o quanto o mundo mudou desde então.
Junto com a empolgação, os temores quanto à segurança e à locomoção na cidade durante as competições – tanto para os turistas quanto para quem vive e trabalha aqui. As autoridades estimularam o trabalho de casa no período olímpico, e não se sabe a dimensão de quantas empresas adotarão essa sugestão.
Abaixo, vídeo do Comitê Olímpico Internacional com a música que o Muse compôs para a próxima edição dos Jogos. O que vocês acham? (para mim, a música exagera no tom grandioso, mas consigo entender que a Olimpíada pedia algo nessa linha…)