Merkel tem algo a comemorar hoje?
28/06/12 13:24BRUXELAS – A chanceler alemã, Angela Merkel, mais uma vez, é o centro das atenções na reunião do Conselho Europeu, que acontece entre hoje e amanhã na capital belga.
Essa é a terceira reunião entre líderes europeus que acompanho na cidade desde janeiro, e de longe é a que tem maior número de jornalistas no prédio – desde o começo do ano, Grécia (de novo), Chipre e, principalmente, Espanha foram obrigadas a pedir resgate às autoridades europeias, o que mostra o agravamento da crise.
Em todas elas, Merkel foi a protagonista. No mês de janeiro, aprovou o pacto fiscal. Em maio, estava pressionada a discutir taxas internacionais sobre operações financeiras e a criação dos títulos de dívida garantidos em conjunto pela zona do euro, os “eurobônus”. Nenhuma das propostas conta com sua simpatia e não foram aprovadas.
Agora, Merkel tenta se defender dos “eurobônus” e de mais duas medidas defendidas por economias em crise (Itália e Espanha, principalmente) e pela França de François Hollande.
No fim do dia, como economia mais poderosa do continente e defensora das medidas de austeridade, Merkel deve comemorar, mais uma vez, a vitória de suas visões para a Europa, que incluem maior união fiscal, bancária e política a médio prazo.
E quem sabe uma vitória da seleção alemã contra a Itália na semifinal da Eurocopa? Abaixo, o link de Merkel comemorando um dos gols da Alemanha contra a Grécia nas quartas de final, na semana passada.