O papel da rainha nas últimas seis décadas
12/06/12 14:00Uma semana após o jubileu de diamante da rainha Elizabeth 2, encontrei hoje em uma banca de revistas a nova edição da “Private Eye”, uma publicação de humor com viés político muito bacana do Reino Unido.
O título é “Como o papel da rainha mudou durante as décadas”. Abaixo, a ótima sacada.
Apesar da boa piada, um fato que os analistas destacam no reinado de Elizabeth é justamente a estabilidade que conferiu ao Reino Unido apesar das enormes mudanças e transformações no mundo nos últimos 60 anos.
PS: a popularidade do príncipe Charles aumentou no país depois de sua participação nas comemorações do jubileu de diamante, e já recuperou o posto de sucessor favorito ao trono, que antes estava com seu filho William.
Nas Ilhas Britanicas a tradição está sempre em primeiro lugar. E a Rainha é a personagem principal dessa tradição.
Acho engraçado que até hoje os ilhéus não se consideram europeus – mas britanicos. Quando cruzam o canal da Mancha dizem que vão para o Continente.
Muito estranho o jeito deles encararem a Europa.
Essa família real é tão inútil que me faz questionar, por que os ingleses mantêm esse pessoal?
Talvez porque seja melhor ter um simbolo de tradição no papel de chefe de estado, o monarca, do que idiotas eleitos, como aqui. Um exemplo é o fato da rainha ter servido o exercito durante a 2° Guerra Mundial, enquanto nossa ex-primeira dama Marisa Letícia da Silva pediu cidadania italiana para si e seus filhos…
kkkkkkkkkkkkkk Os britânicos elegeram o Cameron e o Ed Miliband e você vem com uma dessas? Poupe-me… Faça um favor para si mesmo, volte para o centro de “civilidade” que te obriga a trabalhar de graça sem a possibilidade de ser efetivado. Que tem as melhores universidades do mundo – somente para os ricos – e que não consegue alfabetizar metade de suas crianças (o mesmo problema que temos aqui)… Spare us, sweetie…
A rainha foi responsável pela estabilidade do país? Não foram os milhares de britânicos que trabalham arduamente dia a dia? Pelo que sei a realeza só faz acenar, como bem ilustrou a foto acima, e curtir a vida nababescamente às custas do povo!
E eu achando que desenvolvimento e democracia garantiam a estabilidade britânica.
Nada disso, a estabilidade vem de uma mulher que não manda em nada e não trabalha.
Na realidade, ela trabalha tanto quanto qualquer outro proprietário de terras no país… A rainha não recebe nada dos cofres públicos tirando o referente à manutenção dos palácios (que são propriedade pública)… A anuidade que ela recebe por ser chefe de estado é retornada aos cofres públicos todos os anos… No mais, ela vive a partir de investimentos e propriedades privadas: http://www.royal.gov.uk/TheRoyalHousehold/Royalfinances/Sourcesoffunding/TheQueenspersonalwealth.aspx
Bem mais barato que sustentar as famílias vivas de todos os ex-presidentes, que nem a gente faz por aqui…
Conversa pra boi dormir. Ela tem todas as suas despesas pagas pelo contribuinte e não trabalhou para ter patrimônio.
Só acho curioso o fato dos estrangeiros se incomodarem mais com a monarquia do que os britânicos…
Vida longa à monarquia!!