Bom tempo para ser de oposição
05/05/12 16:41Caso se confirmem as pesquisas eleitorais nas disputas de amanhã na Grécia e na França, ficará comprovado que vivemos um bom tempo para ser de oposição.
Na França, o socialista François Hollande deve vencer a disputa contra o atual presidente e candidato à reeleição, Nicolas Sarkozy. Na Grécia, pela primeira vez desde a redemocratização, os tradicionais partidos Pasok, socialista, e Nova Democracia, conservador, devem, juntos, ter menos votos do que as outras legendas políticas, até então quase inexpressivas.
Durante a semana, nas eleições locais no Reino Unido, a oposição, representada pelo Partido Trabalhista, teve a maior vitória desde 1997, forçando grandes perdas ao Partido Conservador, do atual primeiro-ministro David Cameron.
A reeleição do conservador Boris Johnson na prefeitura de Londres foi mais apertada do que as pesquisas indicavam, com diferença de apenas três pontos em relação ao trabalhista Ken Livingstone. É bom lembrar que Johnson não integra o grupo de Cameron no partido, portanto o premiê não tem grandes motivos para celebrar sua vitória -embora vá fazê-lo, já que é a única boa notícia de que dispõe no momento. Além do mais, como a imprensa local destacou, Johnson venceu apesar do Partido Conservador.
A questão é: o discurso de oposição é tentador (fora FMI, abaixo a zona do euro, promoção de crescimento etc), com níveis variados de intensidade, mas o que fazer quando se chega ao governo?
Caro amigo Russo das Arcadas,
Proféticas palavras ! Hollande ganha na França !
O que acontecerá ? IMHO, mais razoável é a manutenção da UE e o expurgo dos países que não de adaptam à realidade da globalização.
Parabéns pelas colunas expressivas e marcantes !
UGA,
Paulo Sunao
Caro Paulo, quanto tempo!
Obrigado por visitar o blog e deixar sua opinião aqui. Espero vê-lo mais vezes nesse espaço!
Um grande abraço pra você também,
Rodrigo