Publicidade antigay banida em Londres
16/04/12 19:25Após reclamações, as autoridades de transporte de Londres proibiram um anúncio que seria exibido nos ônibus da cidade a partir desta semana com mensagens sugerindo que a homossexualidade é uma doença e tem cura.
Os ônibus londrinos têm exibido desde o início do mês mensagens de uma campanha do conhecido grupo pró-gay Stonewall. Os anúncios trazem a frase “Algumas pessoas são gays. Aceite isso” e defendem a promoção de casamentos entre pessoas do mesmo sexo.
Grupos conservadores cristãos fariam uma versão da frase com o seguinte enunciado: “Gay não! Pós-gay, ex-gay e orgulhoso. Aceite isso!”. A campanha estava programada para ônibus que fazem rotas passando pelos principais pontos turísticos da cidade.
Um dos líderes da Core Issues, grupo relacionado à campanha, já declarou que “comportamento homoerótico” é um pecado. As autoridades de transporte, ao anunciarem o cancelamento, disseram que os anúncios não refletem Londres como uma cidade “tolerante e inclusiva”. Os cristãos responderam dizendo que essa atitude constitui censura.
A poucas semanas das eleições municipais em Londres, que serão no dia 3 de maio, o prefeito Boris Johnson, do Partido Conservador, declarou que “é claramente ofensivo sugerir que ser gay é uma doença da qual as pessoas se recuperam, e não estou disposto a ver isso circulando nos ônibus da cidade”.
Por mais que os críticos invoquem a liberdade de expressão, acho correta a decisão das autoridades londrinas. Uma das coisas mais gostosas da cidade é ver o quão diversa e plural é sua sociedade: aqui, todos os grupos convivem, ao contrário de São Paulo, onde se concentram em guetos. Vários brasileiros com quem converso em Londres têm essa impressão de que vivemos em um lugar tolerante e aberto, realmente cosmopolita. Aceitar publicidade dizendo que gays são doentes não condiziria com essa boa imagem da capital inglesa.
isso eu gostei de ver, iria amar se no Brasil fosse assim também, infelizmente, vivemos em um país em que os preconceituosos governam, e, não adianta elegermos um pró diversidade se os que se dizem pró acabam por fazer coligações com pessoas plenamente preconceituosas e intolerantes a qualquer tipo de diversidade (religiosa e sexual).
Penso sim em morar fora do país, e em um lugar que haja a tolerancia que aqui não temos, porém, neste país até mesmo sonhos vem com cobrança de impostos e taxas, quem dirá conseguir sair do país que paga milhões para governantes que não fazem absolutamente nada e somente R$ 600,00 à uma população que paga todas as contas.
A pedofilia, que também é cometida por gays, é um disturbio do comportamento sexual. O tarado sexual padece de um distúrbio do comportamento sexual. Idem para o zoófilo. Mas o gay é uma pessoa sexualmente sã. Interessante essa diferenciação de tratamentos. São interessantes a obrigatoriedade dissimulada de se posicionar favoravelmente ao homossexualismo humano e a proibição nítida de a ele se opor-se. Tudo muito interessante. Faz sentido…
Mais do que acertada essa proibição. Em pleno século 21 ainda tentando “curar” gays?
Nos Gays somos os mais poderosos e vamos dominar, somente isso…
Apoio a proibição! Excelente!
A frase “Gay não! Pós-gay, ex-gay e orgulhoso. Aceite isso!” não afirma que os gays são doentes, mas que os gays que passaram pela condição de gays, que não são mais gays, estão orgulhosos com isso, estão se sentindo melhores assim.
Liberdade de expressão é permitir os dois tipos de publicidade! Deixar apenas o anúncio pró-gay é facciosismo e jamais liberdade de expressão. Vergonhoso. Mau exemplo de liberdade e de democracia.
A publicidade antigay continua, com a proliferação do Arco-Íris como símbolo Homo.
Todo mundo sabe que no arco-íris as cores não se misturam, heterogeneamente.
Logo todo arco-íris é Hétero.
A liberdade de expressão não deveria ser cotejada com uma reles impressão dos sentidos. Se a maioria dos londrinos , através do seu representante, escolheu Behemot (peso maciço da necessidade) consequentemente há uma minoria de Londrinos infelizes. A loira albion não é o exemplo de tolerância.
Apesar de não achar que homossexualidade é doença, vejo como censura a atitude do prefeito londrino.
Londres é uma cidade cosmopolita, como foi afirmado acima, e isso é uma faca de dois gumes. Se a interação de diversos grupos sociais favorece uma filosofia mais aberta de parte das pessoas, também haverá aqueles que resistem a essa diversificação.
Se os homossexuais se manifestaram nos ônibus, aqueles que acreditam isso ser uma doença também deveriam ter esse direito.
O curioso é que os ativistas gays classificam os que pensam contrario aos seus ideais de intolerantes.
Vejam, na materia aponta que os onibus rodaram com a mensagem p/aceitá-los e democraticamente os contrarios idealizaram estampar que o homossexualismo tem cura, porem por intolerancia dos ativistas gays, pressionaram pela proibição.
Será que estamos caminhando para ditadura, no qual somente um lado pode ser ouvido e obedecido?
Londres é Londres neh.! Não tem nem que comparar com São Paulo, que não chega nem perto
Acho que SP caminha, a passos de formiga, mas caminha, pra chegar em Londres….
Uma hora veremos o mesmo respeito estampado em nossa cidades….
Oxalá!!!
Ok. Concordo que não se deve estragar o espírito agregador cosmopolita da cidade. Mas a publicidade não fala nada de de homossexualismo ser doença. Numa das publicidades pede-se para que os gays sejam aceitos. Certíssimo. E na outra pede-se que os ex-gays sejam aceitos. Igualmente correto. Não há “homofobia” na segunda publicidade. O impedimento da publicidade é que é errado. É censura e não há outro nome. Afinal quem é ex-gay automaticamente concorda com a primeira publicidade já que para ser ex-gay deve-se, antes, ser gay. Um ex-gay não o é porque a sociedade não o aceitou, mas porque ele mesmo não se aceitou e procurou formas de mudar sua orientação. Ele tem que ser aceito também. Ou a sociedade “libertária” e “agregadora” só agregaria alguns cidadãos. Os cristãos, mesmo os radicais, devem ser aceitos também.
A pestilência religiosa continua falando em “pecados”. Que falem isto aos que acreditam nestas baboseiras. A proibição é correta, pois é preciso impedir o avanço das trevas. Não há governo mais fascista e obscurantista que uma teocracia, aliás bem semelhante às ditaduras nazista e comunista.
Liberdade de expressão só para os gays? Que tolerância é essa? Os próximos serão os pedófilos. Aliás, o líder deles no Brasil vive defendendo a pedofilia e ninguém faz nada. O fim disso não é bom.
Pedofilia sendo defendidade?!??! De onde tirou isso?!?!
Além disso, liberdade de expressão não é liberdade de charlatanismo… ex-gay não existe…. simples….
Quem fala o contrário está mentindo… e quem fala que pode fazer isso, é um charlatão…. charlatanismo é crime em qlq parte do mundo….
Só quero ver se quando os gays começarem a atacar os valores cristãos, eles também serão censurados …
Me diz: vc já viu algum gay atacando valores cristãos, simplesmente por ser gay?!?!
Vejo ateus fazendo isso… vejo outras religiões fazendo isso…. não vejo gays atacando é nada…..
A única coisa q se ataca é o contracenso de não termos os mesmos direitos…. e de sermos alvo fácil na mão de fanáticos….. e isso não pode ser classificado como ataque, e sim como defesa….
Mas a tolerância pressupõe escolha e não imposição.A aceitação do homossexualismo somente é verdadeira em uma sociedade em que o debate é livre e não fruto de um Estado que permite divulgação de uma concepção e censura idéia em sentido contrário.
Quem aponta o dedo e julga dessa forma não pode se dizer cristão, pois não conhece a verdadeira mensagem de Jesus Cristo, que acolhe e aceita a todos, sem distinção. Além disso, o “comportamento heteroerótico” também não é pecado?
Certas atitudes – como a dos autores dessa propaganda – remetem a um obscurantismo inacreditável. Gestos como esse tornam vazia e inútil a palavra evolução. Ainda bem que há os que se erguem contra essa imensa tolice que é tentar controlar a vida e a sexualidade alheias. Um dia todos olharemos para esse tempo com estranhamento e a pergunta: como pudemos nos calar diante dessa babárie, diante desse preconceito odioso?
Isso é uma clara forma de ganhar votos, uma vez que Londres é uma das capitais onde mais existem homossexuais no mundo….Esta mais parecendo censura do que ofensa.Se ali no onibus uma frase Homossexualismo é pecado, o prefeito Londrino tbm iria dizer que não ia poder que esta ofendendo os homossexuais…por que será???
Sugiro que os Grupos cristãos da Inglaterra, coloquem assim nos onibus….
HOMOSSEXUALISMO É PECADO…SE VC CRE EM DEUS , ACEITE ISTO !!!…
Assim não vai precisar de falar que é doença…vamos ver se o prefeito LONDRINO ELEITOREIRO, VAI TER CORAGEM DE RETIRAR TBM…VAI ESTAR CLARAMENTE MOSTRANDO QUE O MESMO É UM DITADOR E QUE intolerante religioso, CRISTOFOBICO, e nãoo gosta da DEMOCRACIA…
è incrivel como a Europa se rebaixa a nivel tao podre…
Sugestão aos onibus LOndrinnos:
HOMOSSEXUALISMO É PECADO…SE VC ACREDITA EM DEUS , ACEITE ISTO !!!…
Isto seria propaganda religiosa Everaldo… e lá, ninguém aceita isso tb…..
Passei um tempo em Londres e não vi ninguém pregando na rua… não conheci ninguém q falasse de religião…. é algo totalmente pessoal….
Agora, os direitos civís de todos é discutido…. o tempo todo… eles adoram discutir política….
E digo, foi difícil explicar visão como a sua por lá… ninguém entendia….
A falta de sua própria condição de ser feliz e de ver no próximo que ele também tem direito a felicidade, e ainda, a falta de não saber o que é liberdade, justica o preconceito, seja ele de qual natureza for.
A falta de sua própria condição de ser feliz e de ver no próximo que ele também tem direita a felicidade, e ainda a falta de não saber o que é liberdade, justica o preconceito, seja ele qual natureza for.
Não vi qualquer menção a doença na frase “Pós-gay, ex-gay e orgulhoso”. Entendo que a mensagem desejada, neste caso, era associar a um hábito que pode ser alterado. Particularmente, discordo desse pensamento. Mas não vejo problemas em veiculá-lo. É em sua censura que vejo problemas.
correto os gay é uma conseqüência do pecado do Homem. gênese 3.
Bla bla bla wyskas sachê….
Morei e estudei Inglês durante 6 meses em Londres em 1995 e mesmo naquela época, a cidade já era bastante tolerante. Após a escola e depois de fazer my homework , o que mais gostava era de andar no Soho e de ter a sensação de estar num mundo totalmente Gay e tolerante. Todos os bares eram gay ou gay friendly. Todo mundo conversando, andando, namorando ou paquerando. Nenhuma discriminação, nenhum olhar estranho só porque você está beijando ou abraçando ou andando de mãos dadas com o seu namorado. Para um GAy, Londres é como viver numa sociedade onde o ambiente parece ser, digamos, PÓS-GAY onde todo mundo procura viver a sua vida com a máxima liberdade possível. Nem tudo é perfeito, claro, muita gente ainda discrimina homossexual mas com a educação das pessoas, pouco a pouco isso vai desaparecendo. Sem dúvida, uma grande cidade para viver plenamente uma vida gay.
Também passei um tempo em Londres ano passado e vou mais longe: não me limitava ao Soho e via gente de mãos dadas em qlq lugar….
Tem quem não goste, claro que tem…. mas o respeito deles esta muito acima disso….. não se questiona… não se olha torto…. simplesmente não faz diferença… se não gosta, não convive…. e só….
Um mundo a parte mesmo…..
Ainda existe publicidade anti-gay?
Que ano é hoje?
Dentre essas e outras que constitui Londres como uma cidade multi-cultural e aberta para respeitar e entender todos os grupos que a habitam.
E aceitar publicidade dizendo que Deus não existe tudo bem né? 2 pesos 2 medidas.
Deus existir ou não, não se trata da saúde psicologica de uma pessoa… somente da saúde espiritual, se esta assim acredita…. é bem diferente…..
Não se pode dizer que vc pode “curar” algo q não é uma doença… só faz aumentar a discriminação, tanto social, qt pessoal…..
Ninguém sugere tratamento para quem é destro ou canhoto. Porque é uma característica. A homossexualidade (aproximadamente 10% da população) também. Surpreende o incômodo que causa às pessoas a intimidade de alguns. Faça a seguinte pergunta: Quando você decidiu ser Heterossexual?? Se tiver resposta, terá a compreensão…
Londres tolerante? Onde idosos e migrantes são espancados e mortos? Quem matou Jean Charles? Quem foi preso por isso? Essa idolatria e subserviência ao dito 1º mundo beira ao ridículo. A França é tolerante com imigrantes? A Espanha? E a Itália? Só se forem ricos…ou esportistas…
O gay sempre existiu, desde a antiguidade. Um mundo com tantas diferenças sociais e culturais, precisa deixar a hipocrisia de lado e aceitar as diferenças, o respeito é essencial para um convivência pacífica. O preconceito só leva para o caos, violência e o desrespeito. Chega de tanta violência, nosso mundo precisa de mais compreensão e paz.