O triste caso do suicídio na Grécia
09/04/12 15:20Ainda que atrasado, não posso deixar de comentar a história que mais me chamou a atenção na semana da Páscoa (meus votos atrasados de boa Páscoa aos leitores, aliás). Ela é o retrato do drama na Grécia, e acho que teria grandes chances de ser eleita pelo Moacyr Scliar para sua coluna no jornal se o escritor gaúcho ainda estivesse vivo.
Um senhor de 77 anos se suicidou na simbólica praça Sintagma, em frente ao Parlamento e sede do movimento de “indignados” no país no ano passado. Mais recentemente, foi o palco do protesto que uniu mais de 80 mil pessoas contra as medidas de austeridade exigidas do país pelos credores internacionais em troca de um novo empréstimo, de 130 bilhões de euros.
Dimitris Christoulas, farmacêutico, disse que esse era o único fim digno possível. No bilhete que deixou, afirmava não querer deixar dívidas para os filhos, tampouco procurar comida no lixo.
Com eleições em menos de um mês, me pergunto se (ou quanto) esse episódio tornará os partidos da coalizão de Lucas Papademos ainda menos palatáveis ao eleitorado.
Os principais candidatos são o líder do partido Nova Democracia (conservador), Antonis Samaras, e o ex-ministro das Finanças, Evangelos Venizelos, do partido socialista. Nenhum deles parece capaz de chegar ao cargo de primeiro-ministro sem formar uma nova coalizão. Como os partidos de esquerda estão crescendo nas pesquisas de opinião, é razoável supor que se unirão após as eleições mais uma vez.
Para o povo da Grécia, contudo, o sofrimento está longe do fim.
discordo c vc marcos, oq tem a ver se la é ilha ou não? me explica agora…
oq vc tem contra? vc tem q saber respeitar as opiniões dos colegas aq presente. pq essa revolta tda? aq tdos comentam dentro da realidade,e nada alem da verdade.
vou voltar aq,e quero uma explicação da sua parte sobre seu comentario q não tem nada aver com o TEMA.
por isso q eu deixei de fik muito tempo perdendo tempo enfrente um computador,pq acontece q muitos comentaristas não sabem oq comentar,e termina comentando certos comentarios se m uma noção se quer.
mas quero ser bem claro c vc: mais uma vez te ordeno vc explicar seu comentario.
um abraço a tdos,menos para o Marcos.
La é ilha, vai pescar caramba
Opa!!! Vamos voltar ao Brasil e seus inumeros problemas: quando será feita a reconstrução da região serrana do RIO ? cade a reforma tributária ? e a tabela do IR não era hora de atualiza-la de verdade, aumentado a renda dos verdadeiros trabalhadores para poderem agora pagar estes novos juros nos financiamentos? a educação vai bem mesmo ? a saude ? além dos estadios para a Copa niguem irá cuidar da infraestrutura do Pais, melhorando as estradas, os portos, os aeroportos e o transporte publico no geral? que mais importa as proximas eleições municipais ou o fim da corrupção ????????
O trágico nos comentários dos que querem atribuir aos pobres os problemas das crises é sua incapacidade de perceber que enquanto se obriga um país a tentar pagar contas com a contenção das despesas de quem não tem dinheiro, o BC europeu transferiu Eº4 trilhões para os bancos privados com juros reais negativos, ou seja, deu.
Na Italia o n° de empresartrios e aposentados que se suicidao ja quase nao se conta mais , somente no Veneto ja forao mais de 60 casos de empresarios que se suicidarao nos ultimos meses . Pena que no Brasil a Imprensa e’ um pouco apaixonada com a tal neweconomy e acredita nos falsos efeitos dos planos da troika . Bem ai vai a ultima imagem de suicidio na Italia de um empresario que nao conseguia pagar mais suas taxas .
http://youtu.be/f590vtrdHk0
Rodrigo, saiba que servidores publicos de algumas categorias scorchadas e traídas pela Pres. Dilma também contabilizam suicídios, por razão financeira? Traídas pq a traíra não cumpriu acordos que “referendou”, fechados pelo Lula, no período eleitoral. Escorchadas pq não repôs perdas inflacionárias, e, estrategicamente, empurrou empréstimos em bcos. oficiais para a mesa de negociação. Servidor não tem filho estudante, não pode se atualizar/reciclar, nem financiar casa própria. O que resta? Contratar seguro de vida… e morrer, em acidente de automóvel, ou andando em locais de banditismo, como temos visto.
Texto pobre que deixa um enorme “so f****g what???” suspenso no ar.
Um suicídio, doença ou não, é sempre de lamentar. Sobretudo quando não conhecemos os verdadeiros motivos de quem comete esse ato. Seja como for, é importante dizer que a crise da Grécia se deve a várias razões. E 2 delas são pouco faladas: houve fraudes, ajudadas por entidades financeiras norte-americanas, que praticaram contabilidade “criativa”. A outra é que boa parte da dívida foi criada quando os gregos compraram uns bilhões de armamento aos alemães e franceses, que se fartam de criticar o endividamento grego. Quando o eurodeputado Cohn-Bendit propôs, no Parlamento Europeu, que, para ajudar a pagar a dívida, os gregos devolvessem o material em bom estado aos seus generosos credores, estes nem quiseram ouvir falar em tal! A verdade é que a rica Alemanha lucrou muito com a presença de mercados como o grego na UE. E, pasme-se!, os gregos perdoaram, após 1945, as dívidas de guerra da Alemanha à Grécia… É que na II GM o exército alemão matou cerca de 10% da população grega… É pena que a memória histórica não faça parte da política externa… E da opinião das pessoas.
Que desperdício, poderia ter levado com ele uns 3 ou 4 políticos ou banqueiros, daria um belo exemplo e seria lembrado como herói pela população. Ao leitor que acha que a culpa é do povo, assista “Inside Job” ou “ZeitGeist” antes de escrever bobagens.
Quanta demagogia sr. Rodrigo Russo! esse sr se suicidou porque já era uma pessoa depressiva com problemas psiquicos. Se o país esta em dificuldade é necessário que todos colaborem e façam mais economia principalmente o governo, não vejo nenhuma necessidade de se suicidar por causa disso e naõ acredito que esse sr. iria passar fome ou catar lixo pra comer!
É triste ver um senhor de 77 anos cometer suicídio por problemas financeiros! E imaginar que no Brasil a corrupção e a ladroagem de políticos lesam os cofres públicos todos os dias milhões e milhões e a justiça continua cega! Qual será o nosso futuro com tamanha impunidade? Quem planta vento, só pode colher tempestade.
Independente de idéias políticos partidários – está claro que o ser
humano perdeu sua caracteristi-
ca notável e da qual deveria fa-
zer a felicidade de todos.
Hoje somos o que somos ama-
nhã seremos pó.
O Brasil está indo na mesma direção da Grecia. Bolsa disto, bolsa daquilo, corrupção, taxas altas, etc.
Muito obrigado pelo ‘boa Páscoa’, senhor Rodrigo. Quanto à vossa nota, dá a impressão que o ‘povo da Grécia’ é uma vítima inocente dos políticos gregos. O senhor sabe muito bem, ou devia saber, que a verdade é outra. Acostumados a viver às custas do Estado, grande parte da população grega faz de conta que trabalha, recebendo salários e pensões descabidas. Lembras da praceta com 20 metros quadrados que tem mais de quarenta (40) “dedicados” jardineiros ? Ou os carros oficiais com dezenas de motoristas cada ? Coitado do povo grego… dá um tempo !
Para uma pessoa com tendência suicida, qualquer razão é motivo para chegar a esse fim. Nós também ja passamos por crises e muita gente tem dívidas e passa fome. Acho que esse tipo de comportamente não deveria ser visto como algo justificável porque é uma doença.