A crise chega ao mercado de TV?
03/04/12 07:41CANNES – A MipTV é um dos mais importantes eventos do mercado internacional de TV. Ela é similar à MipCom, mas acontece no primeiro semestre do ano, enquanto sua “irmã” está marcada para outubro.
Ainda assim, diversas pessoas com quem conversei nos estandes da feira, onde produtores se reúnem para acertar compras, vendas e coproduções, dizem que essa edição está especialmente vazia.
Sintoma da crise econômica global (para os fãs da emissora, fiquem tranquilos, a TV Globo está por aqui)? É a primeira vez que venho ao evento, então não tenho base de comparação suficiente, mas me contaram que o estande da Disney Media, por exemplo, era enorme. Hoje, está modesto.
De acordo com produtores independentes brasileiros, isso estimula o mercado nacional. A lógica é simples: antes, os estrangeiros tinham o dinheiro para bancar um projeto inteiro, e não havia necessidade de buscar recursos fora. Agora, eles têm projetos, mas falta dinheiro -oportunidade de o audiovisual brasileiro participar mais do mercado internacional.
Muita gente não tem interesse pela área de televisão (meu primeiro trabalho na “Ilustrada”, aliás), mas acho que ela retrata bem a sociedade em que vivemos. Que está em crise na Europa, e sobre isso não há dúvidas.