O rap dos economistas Keynes e Hayek
23/03/12 10:12O Facebook de uma amiga me deu a dica que compartilho aqui: um duelo, em ritmo de rap, entre dois economistas clássicos e fundamentais no século 20.
John Maynard Keynes é o mais conhecido deles, por conta da teoria de estímulo a gastos do governo, o que foi adotado como solução para a crise de 1929. Já Friedrich August Hayek integra a corrente austríaca de pensamento, favorável ao liberalismo (livre-mercado).
Suas visões permanecem atuais hoje, quando vivemos novos tempos de recessão (e crise) global. A saída de Keynes é que os governos criem empregos e crescimento; para Hayek, investimentos deviam ter lastro em poupança real, não em estímulos fiscais ou taxas de juro artificialmente reduzidas.
O vídeo é bem divertido, mas não achei uma versão em que as legendas em português não tivessem alguns erros gramaticais… de todo modo, confira abaixo.
Hayek nunca esteve tão certo, pois o que levou o mundo para essa crise foi justamente a emissão desenfreada de moeda pelos bancos centrais, crédito sem garantias, governos que por questões eleitoreiras criaram bolhas de crescimento, que é o sistema proposto por Keynes. Keynes vai vencer pois o sistema de Hayek prega liberdade individual, Estado mínimo, cada um cuidado da sua vida, algo quase impossível atualmente, o aparato estatal só cresce e o mundo terminará num imenso Big Brother
Acordou do coma agora?
Eles já lançaram até uma sequência para o vídeo.
Gangsta Rap, O Melhor.
Keynes oferece uma boa desculpa (“científica”) para distribuição fraudulenta de ativos da classe média para as empresas bem conectadas ao sistema financeiro…
Legal!
Hayek = Gangsta rap
John Maynard Keynes a.k.a Kaynes West.