O polêmico vídeo da União Europeia
09/03/12 13:13O site do jornal britânico “Guardian” mostrou nesta semana que a União Europeia teve de suspender a exibição de um vídeo -feito para ser mais um daqueles virais- por conta das intensas críticas de que promoveria racismo.
Lembrando dos jogos no estilo “Street Fighter”, uma mulher, loira, com roupas parecidas com a da protagonista de “Kill Bill”, está sozinha em um galpão. Ou estava, porque aos poucos é ameaçada por um lutador chinês, um indiano e um brasileiro (este fazendo movimentos da capoeira). A lutadora, então, se multiplica e forma um círculo ao redor de seus oponentes. Surgem as estrelas-símbolo da União Europeia e os dizeres: “Quanto mais formos, mais fortes seremos”. Abaixo, a íntegra da propaganda.
O vídeo já surge em momento inoportuno, com essa forte crise econômica no continente, e ainda reforça, na opinião de muitos, a xenofobia contra os imigrantes, pois de certo modo eles são subjugados pela presença multiplicada da União Europeia.
A organização se defendeu dizendo que o vídeo era voltado a jovens de 16-24 anos, familiarizados com a linguagem de videogames, e que esse público recebeu bem a mensagem que gostariam de passar – a adesão de novos países ao bloco.
Para mim, o vídeo é infeliz ao reforçar esses clichês que muitos têm de povos que não os seus. Mesmo a mensagem de que precisa-se de mais países para tornar a União Europeia mais forte não é coerente com o momento de crise que o bloco atravessa. Trazer um país com estrutura problemática para a União Europeia só potencializa o risco de lidar com uma nova Grécia no futuro.
E você, o que achou do vídeo?
Uma coisa curiosa na propaganda é a marcante ausência do quarto membro do BRIC: a Rússia. Esta ausência marca ainda mais um sinal de xonofobia, afinal, diferente dos outros membros, a Rússia tem uma parte europeia e possui uma população com o biotipo europeu, diferente dos mestiços e asiaticos retratados como ameaçadores…
No final do vídeos eles cercam os 3 estrangeiros e depois eles são ELIMINADOS.
Isto é um aviso, uma ameaça aos BRICs.
Está muito claro.
O vídeo representa a geopolítica da atualidade ! A força dos aliados é simbolizada pelo cerco à minoria, e esta recua ao sofrer intimidação do grupo unido e maior. Ou seja, se um dos membros da união europeia se sentir ameaçado, o bloco entrará em ação. O recado é obvio para os emergentes ( Brasil, China, e Índia ).
Pensei que ela tivesse dado um pau nos caras, mas não concordo com esse tipo de propaganda dos orgão govenamentais, o Brasil não pode ficar por baixo dessas coisas, o País comprou recentemente 1 bilhão em titulos da Italia, para ajudar esse país na crise, ademais, não concordo com esteriotipos nenhum, seja negativos ou positivos, veja o Putim, chorou na praça diante de seus gentios, parecia o filme Simona, I love You, escambau, não liga p/ coisa nenhuma, será que alguem da Chechenia votou nele, sequer tiveram o direito de votar, ainda que sendo uma posseção Russa; na Europa é um tentando comer o outro, se não tivesse a União Europeia, esse tipo de propaganda estavam fazendo com personagens deles mesmos, um europeu falando de outro europeu.
Não se esqueçam que muito brasileiro também já emigrou em termpos para a Europa. não esnobem. Muitos parabéns para o Brasil, mas não se esqueçam que tudo são ciclos nesta vida. Aproveitem a prosperidade do Brasil, mas sejam humildes…
E só quem cá viveu saberá como foi um Continente maravilhoso, mente aberta e riquissimo culturalmente… a minha bela europa!
Mulher bonita
Meus caros,
A Europa está literalmente inundada de emigração excessiva e desnecessária num bloco em crise. Não precisamos de mais emigrantes que vêm viver de subsidios do governo e não trabalham enquanto outros que tais têm de pagar impostos. Existem demasiados muçulmanos, africanos, indianos e a europa está cada vez mais pobre. Emigração sim, mas controlada, caso contrário corremos o risco de perder a identidade total.
Se este é um mundo livre, eu tenho o direito de deixar aqui a minha opinião.
Desculpe Icarow, mas está bem óbvia a interpretação..você certamente não vive aqui na Europa…não tem nada de complexo de vira lata..é só enxergar o que realmente está acontecendo. Se você passar uma temporada aqui vai entender – esse video foi super mal visto aqui. Pode até não existir uma intenção de ferir, mas o europeu teme a entrada de imigrantes sim. Teme perder empregos, teme perder seus direitos básicos, teme o que é de fora.
Bloco comercial é para isso, amigo. Fazer frente aos que estão fora do bloco. E a propaganda é sobre um bloco comercial.
Que pena você ser ou se sentir maltratado na Europa, mas isso não tira a razão do Icarrow.
Caro leitor, bloco comercial nao è pra isso nao.
bloco comercial è exatamente para fazer comercio e vender para outros blocos. portanto nao seria inteligente enfraquecer outros blocos rs rs hai capito
Eu estudei na UEM, Madrid, sei exatamente do que estou falando!
Sinceramente… Mais xenófobo impossível. O símbolo da União Europeia circundando os supostos “inimigos” (estrangeiros), reforça sim a ideia de xenofobia e não adianta vir com um discurso carregado de eufemismos dizendo que a propaganda era destinada a publico jovem…E que bem faria a abalada União Europeia em trazer países inferiores ao seu bloco?
Vídeo excelente! Bem pensado e bem feito.
Os bobos de plantão precisam entender que blocos comerciais (Nafta, Mercosul, União Européia…) existem para fortalecer seus membros em relação aos demais países. A União Européia serve, sim, para fortalecer os europeus frente aos chineses, indianos, russos, brasileiros, americanos, japoneses. Isso não é segredo, é o objetivo declarado dos blocos comerciais!
Vale a pena lembrar que o vídeo, acusado pelos idiotas de ser xenófobo, usou uma obra americana, Kill Bill, como referência.
Qual o problema de retratar um brasileiro com traços típicos do Brasil? Vocês acham insulto um brasileiro ser retratado como negro capoeirista? Eu não acho defeito ser negro nem capoeirista. Eu ficaria ofendido se fosse um malandro roubando, pois ser ladrão é defeito tanto para brasileiros quanto para europeus. Mas usar traços típicos VERDADEIROS de um povo não tem nada de errado e é muito prático. Os traços típicos do vídeo deixaram claro bem rápido quem estava sendo representado. Ninguém vai achar que o capoeirista é mexicano e que o oriental é australiano. E ninguém foi insultado!
Essa conversinha politicamente correta não passa de preconceito tentando se passar por virtude.
Os dodóizinhos ofendidos precisam tratar o complexo de inferioridade com urgência!
Os Brics não são ameaça nenhuma, pois estão atolados pela corrupção, têm problemas com direitos humanos, não são países confiáveis internacionalmente! Já a Europa vive a sua maior crise desde a II Guerra Mundial. O centro desta crise é a máfia dos bancos e do poder financeiro global. Por outro lado, o deficit democrático da UE serviu para alimentar uma corte de privilégios de uma tecnocracia arrogante e xenófoba, muita distanciada do povo e da realidade dos países. O que existe é muito medo e todo mundo empurra com a barriga o que é inevitável: o racha da UE e uma crise internacional sem precedentes!
Acho que esse video pode ter uma outra interpretacao. Nao uma luta entre os paises mas um convite a uniao. A lutadora nao os colocou em um campo de batalha, muito menos fez pose de luta mas apenas sentou e os convidou a sentar.
Eles nos escravizam por séculos, e agora que estamos crescendo e produzindo nossas riquesas, se fazer de “mocinha indefesa pobre coitada”? Ai ai…
Fato 1) Quem critica “excesso de politicamente correto” costuma ser gente racista/preconceituosa – pode reparar. Fato 2) Quem achou que a propaganda “não tem nada de mais” é daquele tipo de brasileiro que se acha mais “europeu” que a Angela Merkel. “Racista” ou não, a propaganda é muito mal feita.
Seus fatos não passam de opinião sem fundamento e com muito preconceito. Quantos comentaristas aqui você conhece para dizer que eles se acham mais europeus que Angela Merkel? E mesmo que se achem, qual a relevância disso?
A propaganda foi muito bem feita. Iluminação, ângulos de gravação, áudio, imagem, mensagem concisa e clara… foram muito bons.
Só porque não te agrada não significa que é mal feito.
A mensagem é tão “clara” que todo mundo anda discutindo suas possiveis interpretações. Faça-me o favor. O resultado é de um tremendo amadorismo. A UE tirou o video de circulação porque percebeu que tinham pisado na bola. Da próxima vez vão contratar outra agência.
Quanta bobagem! Porque você não interpreta isso como “constatação do aumento da influência dos países representados no mundo” e “somos tão fortes que a UE necessita nos enfrentar em bloco” existem milhares de interpretação mais inteligentes e mais construtiva, mas não! Temos que pensar “o pobre imigrante marginalizado”, isso que chamo de complexo de vira-lata, dos críticos oriundos dos países representados (China, Índia e Brasil). E síndrome do politicamente correto (doença social contagiosa que caso não seja contida transformara a sociedade organizada num monete de antas da mesma cor!), por parte dos países da UE que retiraram o comercial do ar.
Acho interessante q os “estrangeiros” são justamente o BRIC:o grupo das nações q tomarão a frente do mundo…N acho q foi xenofóbico,mas ufanista,pois a União Europeia n está resolvendo seus problemas de controle de mercado e n pode colocar nos estrangeiros a causa ou resolução de seus problemas….
Pelo momento que a Europa vive, a fragmentação do bloco está mais próxima que um fortalecimento da União Européia. Ao invés da loira, poderia colocar um espartano pedindo esmola, um toureiro espanhol chifrado por um touro e um centurião romano perdido no campo de batalha.
Mas é cada uma…esse povo se acha né? como se a gente quisesse fazer parte de uma europa que ta falindo…prefiro continuar jogando minha capoeira.
Eu acho que a mulher é morena, não loira…
E que está se tornando um saco essa mania de se fazer um estudo sociológico para tudo!
O vídeo é de uma infelicidade louca.
Foi feito por uma agência belga que informa, no próprio site, que seu número de funcionários cresceu de 50 para 150 no último ano.
Devem ter entregue a campanha para algum estagiário metido a gênio.
Provavelmente, francófono.
E deu nisso.
Já levaram bronca, já pediram desculpas.
E acabou.
Há racismo em novelas, jornais, grandes e pequenas empresas, até mesmo no trânsito, na rua…
Esse filme parece ser assinado por Joseph Goebbels.
Quem diria… a União Européia demonstrando medo e xenofobia de nós e de outros “Brics”…
Está havendo uma reestruturação lenta e gradativa do poder econômico mundial, como diria a banda Charlie Brown Jr. “É da sua falha que eu me fortaleço”
Uma imbecilidade, embora, na realidade seja pura arrogância de quem um dia foi e ainda não percebeu que já não é mais.
É engraçada uma propaganda como esta, pois a Europa, com tantas nações e povos diferentes, não possui qualquer identidade cultural.
Na verdade a mensagem que o vídeo passa para mim, é a seguinte:
A Europa ameaçada pela China, Índia e Brasil.
Porque os BRICS? Porque estamos passando eles para trás na economia.
Eles querem se multiplicar para se defender dos emergentes.
Ainda bem que não puseram mulher brasileira pelada para atacar a ariana.
Eles si sentem e ameaçado, isso sim pelo bric.Pobre europa!!
Tenho a mesma opinião… Se sentem ameaçados e estão começando a agredir.
Racista…
é ridículo, e mostra toda a prepotência do bloco europeu ao caracterizar cada personagem com a sua cultura, evidenciando assim china, índia e brasil.
De uma bossalidade de dar inveja! Racista!
Boçalidade é escrever boçalidade com dois esses…
E vc sabe o que é boçal?
Em tudo se vê racismo, preconceito, quebra de direitos, etc. Estamos caminhando para um mundo chato, onde existirão fisicamente clonados e mentalmente iguais. Os diferentes, ironicamente, serão extintos.
Não vejo problema no uso de esteriótipos, como eles iriam representar estes países?
Mas eles colocarem nações estrangeiras claramente como ameaças e inimigos foi o que mais me surpreendeu.