Arte nas eleições
08/03/12 13:54Um dos símbolos mais famosos da campanha de Barack Obama à Presidência dos Estados Unidos, em 2008, foi o pôster abaixo, rapidamente reconhecível, criado pelo artista Shepard Fairey.
Pois um artista russo, também por conta das eleições presidenciais em seu país, resolveu se apropriar da obra acima, que relacionava Obama à esperança de tempos melhores para a América, mas no contexto russo. Seu nome é Konstantin Kallendareff, e sua escultura é mais satírica (imagem abaixo). Ela leva o nome de “We Vote Vodka” (nós votamos na vodca).
Aqui, Vladimir Putin está em uma carta (o ás de copas) do baralho, com visual muito parecido ao de Obama, mas a inscrição indica que não há esperança para a Rússia. Acima da carta, uma garrafa de vodca já quase no fim.
O trabalho mostra duas coisas: que há uma crescente cena de insatisfação com o governo, a observação óbvia, mas também que há relativa liberdade de crítica no país (embora manifestações sejam outra história e dependam de um longo caminho burocrático para serem autorizadas).
Para acompanhar a eleição presidencial americana e o longo e complicado caminho republicano até a indicação de seu candidato, visite o blog das colegas Luciana Coelho e Verena Fornetti, o Eleições nos EUA.
Publicidade
Publicidade