Consumidores e bancos
21/02/12 20:04No intervalo de um jogo da Champions League, o maior campeonato de futebol da Europa, esse comercial de um banco, o HSBC (do qual não sou correntista nem pretendo ser, vale dizer) me chamou a atenção.
Voltado para o público global, mostra uma garotinha inglesa vendendo limonada (algo muito improvável no Brasil) a uma turista brasileira. A surpresa: a garota não só aceita reais como arranha o português.
Esse é apenas um dos exemplos de como os bancos tiram proveito de algo simples: o fato de que quase nunca tomamos decisões com base apenas na racionalidade econômica.
Se fosse apenas uma questão de melhores taxas, preços, serviços e eficiência, essas seriam as características exploradas nos comerciais. Mas o que importa é dizer que o consumidor é único, ou que faz parte de uma instituição que enxerga oportunidades.
A diferença é que, embora usem muito bem a seu favor a nossa forma de tomar decisões, os bancos não funcionam sem um amplo leque de argumentos racionais para lastrear suas decisões.
Todo mundo ou já passou ou conhece alguém que teve problemas com os bancos, e eles são sempre inflexíveis.
Que nós, consumidores, nos lembremos disso sempre que uma peça publicitária bonitinha nos atrair.
Parabéns por sua honesta visão sobre os q vivem a sugar o mundo !
Excelente pensata! Moro no UK há 12 anos e fico feliz de ver que a cada dia que passa nós é que somos os clientes. Viva o Brasil!