Um dia crucial para a União Europeia
20/02/12 13:58Acompanharei hoje o resultado do encontro de ministros de Finanças da zona do euro, cuja principal discussão é a liberação do empréstimo de 130 bilhões de euros para a Grécia e o aval ao acordo do país com os credores do setor privado.
Em um mês, exatamente, a Grécia precisa pagar 14,5 bilhões de euros de sua dívida. Sem os recursos da Comissão Europeia, do Banco Central Europeu e do Fundo Monetário Internacional, um calote é certo.
Na semana passada, o discurso dos países com melhor avaliação das agências de classificação de risco, Alemanha, Finlândia e Holanda, foi duro com Atenas, levando muitos a crer que já desejam o país fora da zona do euro.
Mas a Grécia sabe que sua sobrevivência, em longo prazo, depende da permanência na União Europeia e do uso da moeda comum. Por isso, tende a aceitar as condições impostas pelos credores, por mais severas e impopulares que sejam.
Resta saber se os credores ainda estão dispostos a lidar com a Grécia, que já descumpriu diversos compromissos de 2010 para cá.
O resultado da reunião de hoje é crucial não só para Atenas, mas para toda a União Europeia, pois deixará claro o quanto seus Estados-membros estão dispostos a colaborar para o projeto de integração – que vai muito além de questões financeiras.
Graças a http://www.tvhd.com.br a Sky nunca mais vai ver a cor do meu dinheiro
Na Grėcia faltam líderes com apoio popular que saibam dar um murro na mesa e tratar suas feridas economicas com seus proprios recursos. Uma boa revoluçāo popular geraria uma crise mas abriria perspectivas para uma soluçāo de dentro para fora.
Os credores, bem os credores sāo investidores e como tais sempre receberam premios de risco por investirem e agora perderam.
A longo prazo tudo voltaria ao normal, exemplos nāo faltam. As vezes um pouco de isolacionismo (ou muito) se faz necessário.
Irônico, não é mesmo!!! Os países da Zona do Euro, capitaneados por Alemanha e França buscam aprovar mais dinheiro para a GRécia se endividar ainda mais… E o buraco da crise só aumenta!!!