O silêncio da praça Syntagma
14/02/12 19:23Estive na praça Syntagma durante as minhas férias, em setembro do ano passado. O movimento dos indignados já tinha perdido força, mas sempre havia manifestantes por ali, mesmo que em pequeno número.
Em uma noite que fiquei um pouco mais de tempo por lá, achei muito interessante o fato de que havia uma assembleia informal transmitida pela internet ao vivo. O microfone e o pedestal estavam à disposição de quem quisesse falar, e eram muitos os que contribuíam para o debate. As mensagens eu não sei dizer quais eram, porque não entendo grego…
Fiquei poucos dias em Atenas, é verdade, mas chama a minha atenção o fato de que agora, dois dias depois de uma manifestação em que 80 mil pessoas estiveram por lá para criticar as (novas) medidas de austeridade exigidas do país, não tenha visto ninguém protestando na segunda e na terça. Havia apenas o fluxo de turistas e de usuários de metrô, além de alguns poucos pedintes.
Acho estranho esse silêncio quando o discurso dos indignados e a defesa do Estado de bem-estar social voltam à pauta. Alguém tem sugestões?